Home-Styling | Ana Antunes: Washing machine in the kitchen or in the bathroom - yes or no *** Máquina de lavar roupa na casa-de-banho em vez da cozinha - sim ou não?

Monday, February 4, 2013

Washing machine in the kitchen or in the bathroom - yes or no *** Máquina de lavar roupa na casa-de-banho em vez da cozinha - sim ou não?


Hello Blogfriends,
A lot of people is been asking me about this after my special grandma's mini house was aired. To have a washing machine in the bathroom instead of in the kitchen like most of the Portuguese Apartments. It is pretty much a cultural thing because most of us live in apartments and our houses are not like the American ones where you have a laundry room... Ohhh no! We dream of Laundry rooms like the nicely decorated ones you have there!...

Anyway I decided to show some examples of the same thing I did on the home Makeover show because we usually have the washing machine in the kitchen but as the space was too dam small I did it in the Bathroom. Off course I think it makes much more sense to do the laundry in the bathroom where you clean yourself, and get rid of dirty clothes rather than in the kitchen where you cook food, but it's a cultural thing in Portugal and apartment builders are dumb and stubborn up here! Well here are some examples that use the same option I did on the tiny apartment.

***

Bom dia Blogamig@as. Depois do programa do especial T0 da Maria Cândida ter ido para o ar, muitas pessoas me têm questionado, relativamente a este assunto. Máquina de lavar na Casa-de-banho em vez da cozinha, sim ou não? 

Decidi mostrar alguns exemplos porque claro que estamos a falar de um problema de falta de espaço. O ideal, era termos lavandarias como nas casas americanas onde existe uma pequena divisão como uma despensa muito grande ou uma cave, onde existe toda uma estrutura de lavandaria. Infelizmente não temos esse espaço nos apartamentos em Portugal. Alguns mais recentes já contemplam uma mini varanda para o efeito, mas o mais comum é ter a máquina de lavar em convívio com a fritadeira e a máquina do café! Não é verdade?

Como sabem os que viram o programa, eu vivi numa casa igualzinha à da Maria Cândida mas no prédio em frente, precisamente no 2º esquerdo por isso também tive de viver alguns anos com esta solução, que era a única possível num T0. Mas sabem que mais? Parece que até parece mais lógico ter uma mini lavandaria dentro de uma zona de águas, banhos, limpeza, e onde também despimos roupa, do que propriamente na cozinha em convívio com a confecção da comida... A solução apresentada no programa soluciona este problema bastante bem. Claro que tudo depende do enquadramento e da forma como o fazemos esteticamente mas digo-vos que encontrei algumas soluções bastante bem enquadradas, e achei que era uma óptima solução para quem tem uma cozinha muito pequena e em que a máquina vai roubar espaço à arrumação ou em que a cozinha está virada para a sala por ser normalmente a máquina que não é de encastrar, e lá ficamos com a portinha redonda a ver-se do sofá!
















Cada um no seu devido lugar, e da mesma forma que não faria sentido uma máquina de lavar loiça na casa de banho, a de lavar roupa também não faz sentido na cozinha, não acham?

(agora com o tom de Bruno Nogueira nas rábulas 'tubo de ensaio' da TSF ) 
...Pois... faz não é...porque é onde temos as canalizações, e é onde estamos habituados a tratar da roupinha... que é mais perto da corda... onde temos de nos empoleirar que nem umas macaquitas da janela da cozinha para lá chegar... mas não é onde devia ser, pois não?

uma boa semana para todos,


Até Amanhã

Ana Antunes
(Thank you for sharing my passion for beautiful homes)


11 comments :

  1. Não estamos habituadas a ter a maquina de lavar roupa na casa de banho, mas faz sentido. Então se ficar dentro de um armário como numa das imagens acho que é ideal.

    ReplyDelete
  2. Visto assim, realmente, faz mais sentido no quarto de banho do que na cozinha.

    Sigo alguns programas de decoração americanos, (para além do teu claro!), e adoro o conceito que eles têm de divisão própria para lavandaria.

    Máquina de lavar e de secar sobrepostas, é algo completamente típico na falta de espaço, algo que por cá, ainda não se vê com muita frequência.

    Adoro o teu trabalho! Os meus mais sinceros Parabéns!

    ReplyDelete
  3. Querida Ana,

    Gosto muito mais da proposta da máquina de lavar roupa nas casas de banho! O que acontece, é que mesmo o espaço existente para esta solução tende a ser bastante pequeno!

    PS: Quanto à polémica que foi abordada no seu facebook, acredite que nunca considerei as candidaturas sorteadas, de pessoas amigas ou especialmente seleccionadas pelos conhecimentos na equipa do Querido! Nem sequer nunca pensei nisso! Continue com o seu trabalho com a mesma generosidade que vem demostrando. Para mim,essa sua virtude (e não só) demonstra grandeza de espírito e me faz tê-la como um exemplo de vida!
    Muito obrigada pelo seu trabalho e pelas suas partilhas!
    Um beijinho

    ReplyDelete
  4. Em tempos, na década de 70, quando as máquinas surgiram era muito comum serem lá postas, pois era onde havia água e esgoto mais acessivel... claro que era uma situação de remedeio sem contemplar qualquer 'harmonia'.

    ReplyDelete
  5. Olá Ana,
    Realmente já algum tempo que tenho a ideia de passar a máquina de lavar roupa para a casa de banho, mas a pergunta que me faço é: existe alguma lei que o proíba?
    Antecipadamente grata,
    Carla

    ReplyDelete
  6. Faz todo o sentido, por questões de logística e por ser mais prático há 5 anos que tenho a maquina de lavar roupa na casa de banho de serviço.

    Gosto imenso do teu blog e do programa, sempre que posso venho espreitar as ultimas tendências.
    Parabéns!

    ReplyDelete
  7. Ana, excelente post!
    Na minha casa de férias quando fiz remodelações, uma das principais foi colocar a máquina no wc (solução semelhante à 3.ª imagem mas com porta). E recebi alguns olhares desconfiados, atenção!
    Na minha casa felizmente que tenho lavandaria, mas garanto que caso não tivesse a máquina ia direitinha para o wc! e se não coubesse enfiava-la na despensa :)
    Beijinhos e boa semana.

    ReplyDelete
  8. Eu vivo na Alemanha, e por ca' e' normalissimo ter a maquina da roupa na casa de banho. Como diz, tem toda a logica pois podemos tirar a roupa antes do banho e mete-la na maquina logo a seguir.
    Claro que ter uma lavandaria e' o ideal, mas 'as vezes ter espaco num apartamento para uma maquina ja' de si e' optimo. Por ca' muitos apartamentos nao tem nenhum espaco para a maquina da roupa, e solucao e' haver um espaco na cave ou noutro local do pre'dio onde ha' maquinas de lavar que dao serventia a todos os inquilinos... um pouco como nos filmes americanos.

    Um beijinho (desculpem a falta de acentos)

    ReplyDelete
  9. Olá Ana, se há uma divisão que eu realmente não dispenso é a lavandaria...vivo num prédio que apanhei ainda em construção e transformei o sótão de forma a ficar quase um duplex, onde tenho uma pequena lavandaria. Agora estamos a construir casa e continuo sem dispensar a lavandaria. Desta vez ainda maior com armários embutidos. Fico admirada como ainda há tanta gente em Portugal que constrói casa e não faz uma lavandaria...
    No entanto se não tivesse sítio para uma acho que preferia sem dúvida a máquina da roupa na casa de banho, sem dúvida.
    Beijinho.

    ReplyDelete
  10. Acho que faz todo o sentido a maquina da roupa ser colocada na casa de banho, quando claro está, existir espaço para tal. Actualmente começa a ser comum, no caso das vivendas, existir já uma sala própria para as maquinas

    ReplyDelete
  11. um bom post!! acredito que hoje já deve haver algumas pessoas a carregar as suas máquinas de lavar para a casa de banho!

    wwww.facebook.com/cozinhas.ayeme

    ReplyDelete

Comments here:

Blogs do Ano - Nomeado Decoração