Tuesday, December 9, 2014

Color Of The Year 2015 - Marsala - Excuse me?! Importam-se de repetir?!


Last week Pantone announced that 2015 is going to be all about Marsala, a red-brown hue named for the Sicilian wine. According to Pantone’s panel of experts, it’s a colour that “enriches our mind, body and soul, exuding confidence and stability.” How? By reminding us of food and booze! I could live with that idea but this shade? Pleaseeeee! 
Now if the the Pantone color of the year is a reflection of what people are looking for, what they feel they need that color can help to answer. Not necessarily the hot fashion color of the moment, but a color crossing all areas of design which is an expression of a mood, an attitude, on the part of the consumers. Now I'm really worried about this because is this Sicilian wine shade what people are looking for?! 

 
***

Na semana passada a empresa Pantone anunciou que a cor escolhida para o ano 2015 vai ser o Marsala, uma tonalidade vermelho-acastanhada inspirada no vinho siciliano com o mesmo nome. De acordo com o painel de especialistas da Pantone, esta é uma cor que "enriquece a nossa mente, corpo e alma, exalando confiança e estabilidade." Importam-se de repetir?! Como?! Lembrando-nos de comida e vinho?!

Uma coisa vos digo... se a cor do ano é suposto ser um reflexo do que as pessoas estão à procura, e que não  sendo necessariamente a cor quente da moda do momento, mas um tom que cruza todas as áreas do design, que é uma expressão de um estado de espírito ou uma atitude, por parte dos consumidores. Bom então agora, estou mesmo preocupada com isto porque então será que é este tom indefinido do vinho acastanhado, o que as pessoas procuram?! 

pantone announces color of the year 2015: marsala

I'm definitely from the NEY side! After 15 years with this scenario (see image below). Who is going for this Marsala option? One thing I know for sure, I'm not !! ...

***

Eu sou do Team NEM pensar! É que depois de 15 anos com este cenário (ver quadro em baixo)... Quem é que vai na conversa do Marsala? Uma coisa vos digo, eu é que não vou de certeza!!...


To think that these were the potential options and they went for this?!

 ***

Só de pensar que eles tinham estas como opção e escolheram a pior?!



Not my type but I admit that I can almost stand it in fashion.

***

Não é a minha praia mas consigo até suportar a coisa na versão moda.


Not really in decor. It's just an 'old' shade!

***

Mas em decoração é demasiado datado e antigo... 





I don't think you'll see much of this at my store this next year!
But I really want your opinion.

***

 Acho que não vamos ver muito disto pela minha loja...
O que é que vocês acham desta escolha? Gostava mesmo de saber!!

Até Amanhã

Ana Antunes
(Thank you for sharing my passion for beautiful homes)

19 comments :

  1. Não me agrada esta cor gosto muito mais de cores neutras e que sejam harmoniosas, pois é importante para o nosso bem psicológico cores que não sejam muito fortes na nossa casa. No entanto a Ana é uma ótima decoradora, muito versátil. Veja isto como um desafio que quer superar e vai ver que com a sua experiência, imaginação e profissionalismo esta cor fará muitas pessoas mudarem de opinião por culpa da Ana.
    Um beijinho para si, e fique sabendo que tem aqui uma fã nº1.

    ReplyDelete
  2. Ao contrário da Ana eu gosto bastante desta cor. Sendo uma cor clássica torna-se bastante fácil de incorporar na decoração, mas claro que isto é a opinião de quem gosta de decorações clássicas :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Luisa, compreendo. O problema é que eu que até consigo viver com o bordeaux ou com o burgundy ou o sangue de boi' como tantas pessoas lhe chamam, o problema é que este tom não é uma coisa nem outra porque é como se tivessem retirado o pigmento vermelho e adicionassem o castanho... e depois o tornassem mais pálido... e é isso que eu não gosto... é demasiado indefinido...

      Delete
  3. Boa tarde Ana! Confesso que não me agrada a cor. Realmente aparenta o antigo, ou envelhecido. Pode ser que até fique bom em algum apontamento em um atelier de antiguidade, num restaurante. De certeza que não vai estar na minha escolha. Estamos habituados com o seu bom gosto e amor no que toca. Confie na sua intuição! Um grande beijinho.

    ReplyDelete
  4. Gosto da cor! É claro que não da forma como está na fotografia da sala (branca)!! A minha sala tem apontamentos desta cor, o que quer dizer que está atual!!
    Gosto do seu trabalho, bji

    ReplyDelete
  5. Embora eu não desgoste da cor para determinados apontamentos, concordo consigo que no geral não é uma boa cor para base de uma decoração.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Milai

    ReplyDelete
  6. Com esta cor só falta o Wengue voltar a ser tendência e vamos todos ali deprimir um bocadinho e regressamos em 2016. Bom trabalho e um 2015 cheio de cor (que não esta!).

    ReplyDelete
  7. Decididamente não gosto da cor, por todos os motivos que já disse a Ana.
    Mas vou mais longe, nem na roupa :) :) Fazer o quê, é por isso que o mundo num cai para um lado...:)
    Beijinho e parabéns pelo seu trabalho. E como promete que não vai haver marsala lá pela loja, vou continuar a visitá-la... :) :)
    Beijinhos e uma boa semana
    Teresa

    ReplyDelete
  8. Acho esta cor bonita pra o inverno Ana, mais para vestuário.
    Escura, pesada, só algum pequeno detalhe na decoração. Não usarei na minha casa.Achei que fosse o mesmo que o Burgundy.

    bjus
    ana maria

    ReplyDelete
  9. Não desgosto da cor, mas há melhores sem dúvida!

    ReplyDelete
  10. Não aprecio a cor, nem para vestuário mas para decoração então não gosto mesmo (só no palácio de Versailles :-). Cá em casa prefiro a onda dos amarelinhos, turquesa, cor de rosa, verde água e muito branco sempre. Não tire estas cores da loja não? Um beijinho grande querida Ana

    ReplyDelete
  11. Eu disse-me o mesmo quanto vi a cor escolhida pela pantone. É cor do século passado. No vestuário até já aderi, embora procure mais o bordeaux em detrimento dessa mistura acastanhada. Gosto de misturar o bordeaux com camel, beges, pérola, castanho... Capas de fazenda, boinas francesas, botas altas... Mas acho que em decoração a cor é deprimente e lembra mesmo os papillons e aventais dos empregados de mesa... Old fashion, for sure! Bjs Ana.

    ReplyDelete
  12. Quando não gosto da cor do ano, eu fico-me com as minhas cores favoritas: branco/preto/cinza/verde - que gosto todos os anos (e nunca me canso delas);-)

    ReplyDelete
  13. Concordo a 200% com a Ana!
    Bjnhos

    ReplyDelete
  14. Eu pessoalmente...............dispenso..........nas casas! então "no way" ou "bad choice", talvez nas flores e na cor de um chá....quentinho e com aroma silvestre...este até poderia combinar com a decoração da casa, quiçá!

    ReplyDelete
  15. Estou consigo. Marsala aqui em casa não entra :)

    ReplyDelete
  16. Não consigo achar que uma cor é mais bonita ou mais importante que outra. Durante muito tempo tentei perceber qual seria a minha cor favorita, até que percebi que nunca ia conseguir responder a essa pergunta. Cada uma tem a sua magia, cada uma é essencial e qualquer cor, qualquer tom que surja, é mais uma possibilidade para nos expressarmos. Por isso opto por nunca negá-las á partida. A Pantone tem como objetivo espelhar as intenções da moda, do design, dos interiores, descobrir a cor de um ano e não defini-la para um certo ano. Esta cor para mim traduz a atualidade e é mais acertada do que por exemplo a do ano passado. Acho que vamos usar e desfrutar desta cor em 2015.
    Imaginem se os cientistas descobrissem uma nova cor...Não seria a maior descoberta de sempre??
    Um beijinho Ana.

    ReplyDelete
  17. Também não gosto da cor, maaas... fico feliz por terem escolhido um tom outonal (que combina com meu tom de pele). A cor Marsala não entra mesmo na minha decor, mas talvez entre no meu closet. Afinal, um pequeno acessório de cor indefinida não faz mal a ninguém.. :)
    No mais, continuo com minha paleta alegre e feminina de turquesas e rosas!!
    Beijinhos,
    Carol

    ReplyDelete
  18. I don’t know how should I give you thanks! I am totally stunned by your article. You saved my time. Thanks a million for sharing this article.

    ReplyDelete

Comments here: