Wednesday, August 10, 2016

Magnificent Houses - Morrocan White

Se há coisa que aprecio é ver projectos que à partida têm um estilo definido, mas que contraria todas as referências associadas ao mesmo. Confusos?! Eu Explico. Esta vila foi claramente concebida com um estilo marroquino, na sua arquitectura, nas formas, nos padrões e nas peças usadas, mas todas as nossas referências deste estilo remetem-nos imediatamente, para madeiras toscas e pesadas, ambientes em tons fortes, e tudo cheio de cores e padrões e detalhes em dourado.  

Quando pensamos em estilo marroquino invariavelmente pensamos em espaços cheios da 'tralha' toda que encontramos nas lojas tipo Caixote e a que eu não gosto de dizer o nome, mas que é de um felino escuro. O problema destas lojas, é que as nossas casas acabam 'mascaradas' com as versões Made in China dos estilos de todas as outras partes do mundo, especialmente o étnico/marroquino, porque depois as pessoas não sabem fazer a coisa de forma equilibrada Mas como eu estava a dizer esta vila tem uma arquitectura e estilo marroquino, mas com todo uma base branca pouco comum, que faz sobressair os poucos detalhes de cor e deixa os padrões falarem por si. Parece uma abordagem moderna ao marroquino o que, na minha opinião, faz este projecto único e original digno de um prémio pela estilização do etnico/marroquino. 

A entrada e a porta da casa deixam bem clara a sua elegância, e mais uma vez o facto de ser branca faz com que os detalhes se tornem mais perceptíveis. O chão em mosaico hidráulico é lindo, e também assume mais destaque graças à claridade que invade o espaço 

Toda a sala é adornada pelas trelis marroquinas que deixam passar a luz, tornando o branco ainda mais luminoso. Quer se goste ou não, este é um espaço notável, que o torna digno dos Magníficos do blogue.
 

Até Amanhã
Ana Antunes

(Thank you for sharing my passion for beautiful homes)

4 comments :

  1. De onde é o pano azul colocado na parede?

    ReplyDelete
  2. A arquitectura adornada de branco, a trelis, o mosaico hidráulico conferem uma elegância distinta a este estilo marroquino. Penso que na parede estão colocados dois tapetes marroquinos de cor azul.

    ReplyDelete
  3. Adorei esta versão de decoração marroquina. Cansa bem menos. Achei graça ao comentário sobre as duas lojas. No entanto, eu só conheço a primeira precisamente porque aparecia imenso nas primeiras edições do Querido...

    ReplyDelete

Comments here: