Thursday, February 18, 2016

Trend Alert - The Zebra Rug * Alerta Tendência - O Tapete Zebra

Bem sei que este é um daqueles temas que causa sempre polémica e opiniões contraditórias. Nem tudo na decoração é consensual, até porque existem sempre influências culturais e de tradição que nos fazem aceitar melhor ou pior esta ou aquela ideia

Um tapete de padrão de Zebra pode fazer todo o sentido num país de influência africana ou colonial, como peça que faz a diferença que causa impacto e que simboliza riqueza e tradição, noutro pode não fazer sentido nenhum. 

Mas acima de tudo é preciso alertar para o preconceito de que todas os tapetes de zebra que se vêm não são a verdadeira pele do bicharoco, mas sim uma imitação em napa pintada, ou os que dizem verdadeiros não passam da pele de vaca impressa com listas pretas. Se existem as verdadeiras como troféus dos caçadores em África? Claro que existem!  Mas não são essas que enchem as lojas de decoração, da Leroy Merlin, ou da ZaraHome e que podem custar apenas 400 a 700 euros. Essas custam milhares, são efectivamente troféus e são tão caras que dificilmente chegam a Portugal. 

Todas as que se vêm em Portugal são apenas imitações. Umas piores outras melhores, mas são imitações e quer queiramos quer não, são uma tendência que atravessa culturas, estilos, cores ou se estamos num quarto ou numa sala. São muitas vezes o elemento que faz a diferença ou que finaliza o 'statement' de um espaço. Vejam os diferentes ambientes onde estão inseridos, e imaginem estes mesmos espaços sem este objecto, que já conquistou as preferências de tantos decoradores.






















Esta última é uma foto da minha sala, onde se pode ver também um tapete imitação de zebra, e que eu acho que deu ao espaço o detalhe eclético e que faz a diferença. 
Desculpem não ser uma foto com melhor qualidade...


 Até Amanhã

Ana Antunes
(Thank you for sharing my passion for beautiful homes)

4 comments :

  1. Olá Ana,
    Gosto muito do padrão de zebra, não gosto é do formato do tapete! Faz-me lembrar o bicho morto (eu sei que é imitação), é como se tivesse aqueles desenhos das cenas de crime no chão, aqueles que desenham o contorno do corpo lol
    Agora, tecidos com o padrão de zebra, em almofadas, tapetes de formato "normal", etc, gosto bastante, fazem toda a diferença quando bem utilizados!
    beijocas e continuação de bom trabalho!
    Marta

    ReplyDelete
  2. Simplesmente Adoooooro! Mudei de casa em Setembro e Também não resisti em comprar um...assim que o vi, foi Amor à primeira vista! A minha sala ficou bem mais bonita e agora para completar, só falta a mesinha de apoio Pentago Gold, que ando a namorar faz tempo, mas não tenho consigo passar na loja e online não dá para encomendar!! :-(
    Beijinho Ana

    ReplyDelete
  3. Ana fale-nos daquela planta que aparece na 2a foto e que tantas vezes vejo em imagens de salas e quartos. É alguma planta "fetiche" dos decoradores!?!?

    ReplyDelete
  4. Adoro! Comprei o meu quando apareceu pela primeira vez na Zara Home...nessa altura só haviam ali e conforme apareciam desapareciam...consegui on line! Já há cerca de 3 anos.

    ReplyDelete

Comments here: