Home-Styling | Ana Antunes: Projecto - Hamptons Classic in Lisbon - Hall de Entrada e Escadaria

Monday, February 25, 2019

Projecto - Hamptons Classic in Lisbon - Hall de Entrada e Escadaria

Quando a cliente deste projecto falou comigo pela primeira vez, tinha um edifício em ruínas em pleno centro de Lisboa mas na mente tinha uma casa de sonho ao estilo e charme clássico dos Hamptons!  

Cerca de três anos depois o edifício em ruínas de habitação composto por R/C, 1o andar, 2o andar, águas furtadas foi transformado numa habitação e com cerca de 730m2 e que inclui garagem para 4 carros, elevador, lavandaria, ginásio, 9 casas de banho e jardim com piscina. Nasceu uma verdadeira mansão digna dos Hamptons, um dos projectos mais interessantes no qual tive a oportunidade de trabalhar desde a primeira fase das plantas de arquitectura, e até à sua conclusão. 

Posso dizer que este foi um caso perfeito de uma obra, em que todos os detalhes de acabamentos e materiais, desde os puxadores, às portadas, a todos os apainelados, a todos os revestimentos foram escolhidos a pensar na decoração e no estilo final pretendido. Faz toda a diferença acompanhar o processo desde a sua construção. Existem inúmeros detalhes que vão obviamente, influenciar o resultado final. Claro que ajuda muito ter clientes com uma visão clara do que pretendem, com bom gosto e que confiam plenamente nas opções sugeridas pela decoradora. 

É impossível mostrar todas as fotos deste projecto num só post, mas vou começar por mostrar aquelas que são no fundo a coluna vertebral da casa, e onde é mais visível o desenho arquitectónico dos interiores e da sua estrutura. O hall de entrada é o primeiro impacto da casa e foi concebido para facilitar a vida social da família, receber convidados nos eventos, e fazer de forma mais prática toda a distribuição das áreas comuns e privadas. Nesta zona podemos encontrar o elevador ao lado do acesso da garagem para 4 carros, os aposentos em suite para a empregada, uma zona de armários para casacos convenientemente escondida nos apainelados das paredes, e ainda o acesso directo ao jardim, à lavandaria e ao ginásio.

A escadaria que percorre todos os andares funciona quase como elemento cénico, para além da sua função de unir as diferentes áreas. Os frisos de desenho clássico simplificado e a iluminação reforçam esse mesmo efeito.

O pavimento em xadrez preto e branco reforça a dinâmica, o impacto e a formalidade pretendida para para este espaço, atribuindo-lhe uma estética mais nobre que nos remete aos palacetes de Lisboa.

Para dar resposta às opções estéticas e gosto da cliente recorreu-se à fusão perfeita entre o estilo clássico na estrutura, mas sempre equilibrado com elementos de estilo art-deco simplificado e outras de estilo mais contemporâneo. Os candeeiros de tecto, os apliques e os puxadores de toda a casa são opções assumidamente de influência art-deco enquanto que toda a estrutura de apainelados, frisos, aduelas e sancas, foram sem dúvida escolhas de influência clássica! 

Para a semana mostro-vos um pouco mais desta casa. Espero que gostem tanto como eu!

















Até Amanhã
Ana Antunes
Thank you for sharing my passion for beautiful homes!

2 comments :

Comments here:

Blogs do Ano - Nomeado Decoração