Home-Styling | Ana Antunes: 10 Dicas Para Criar o Espaço Ideal e Trabalhar Em Casa

Monday, April 13, 2020

10 Dicas Para Criar o Espaço Ideal e Trabalhar Em Casa


Não há dúvida que o espaço onde trabalhamos, pode influenciar o nosso estado de espírito e a nossa produtividade. Quanto mais luminoso, agradável e personalizado tornarmos o espaço melhor, para podermos criar as condições possíveis e conseguir fazer o que nos parece tão complicado como criar o ambiente certo para conseguir fazer algo que não estamos nada habituados e que é, trabalhar em casa! 

Este moodboard em baixo seria o meu escritório ideal em casa! É algo semelhante ao que tenho no meu atelier e que não consigo replicar na minha casa, mas é apenas para servir de inspiração. 



1.
Encontre um recanto onde consiga alguma privacidade. Pode ser no quarto, ou num canto da sala de estar, num recanto do closet ou até numa varanda fechada. Idealmente onde tenha luz natural ou perto de uma janela ou pelo menos num espaço com luz.

2. 
Se não tem uma secretária, nem muito espaço e só precisa mesmo de um apoio para o computador portátil, também pode usar uma consola desde que coloque uma almofada na cadeira já que geralmente a consola é um pouco mais alta do que a secretária. Não se esqueça que numa posição correcta os seus cotovelos não devem estar mais baixos que a sua mesa, quando sentada a escrever no computador.

3.
Coloque um tapete nesta zona a definir a secretária. Que ajuda não só a definir a zona de trabalho como se torna mais confortável para trabalhar. Pode ser um tapete pequeno, ou ligeiramente maior se tiver espaço para enquadrar a secretária e a cadeira.

4. 
Coloque um candeeiro em cima da secretária ou consola. Mesmo que tenha muita luz de tecto ou um tecto falso cheio de projectores embutidos. Ajuda a criar ambiente neste pequeno espaço. Não necessita de ser um candeeiro típico de secretária, já que este é um ambiente de trabalho em casa. Pode ser um candeeiro de mesa que teria na consola da entrada ou numa mesa de cabeceira.

6. 
Tenha apenas os objectos essenciais na secretária. Se precisar de ter muitos pequenos objectos como agrafador e furador e fita cola, tesoura etc. Coloque-os dentro de uma caixa para que esteja sempre com um aspecto arrumado. Mesmo que os objectos sejam giros para estar amostra, em dourado ou em acrílico transparente, coloque-os num tabuleiro onde ficam todos reunidos e com aspecto circunscrito e arrumado. 

7.
Esconda os fios pendurados na lateral e por trás dos pés da secretária, e basta usar fita cola para o efeito. Também pode escondê-los por baixo do tapete. O espaço vai parecer mais clean e arrumado, sem vermos a confusão visual de fios pendurados. Mesmo que tenha uma extensão a atravessar a sala toda!!... pode esconder os fios debaixo do tapete!

8. 
Coloque 2/3 objectos decorativos e favoritos nesta zona. Objectos que sejam especiais ou que despertem um sorriso ou uma emoção. Se não conseguir tê-los em cima da secretária coloque-os numa pequena estante ao seu lado ou numa mesa de apoio. Eu tenho uma foto com o meu filho na praia que foi tirada numa produção para a Caras e que adoro. Tenho uma jarra com peonias (falsas mas a versão gira e com aspecto quase real) e que são a minha flor favorita. 

9.
Tire partido das paredes à sua volta. Primeiro porque um quadro com uma paisagem pode compensar a falta de uma janela por perto. Pode colocar um quadro que tenha um significado especial ou com uma frase inspiradora, uma citação motivacional ou uma lista de objectivos que todos os dias. O objectivo é encontrar o seu foco e inspiração diária.

10. 
Se não conseguir definir limites de privacidade, porque tem de ficar na sala ou numa varanda que é usada por mais pessoas, coloque uma planta ou uma divisória visual, que possa passar a mensagem que aquele é o seu espaço e que tem limites. Nunca será uma privacidade em termos de som nem total mas ajuda, por exemplo a explicar às crianças que não podem passar para lá daquela planta ou divisória, porque é a sua zona de trabalho. 


Não será fácil. Bem sei... e estamos irremediavelmente limitados ao espaço que temos mas se conseguirmos 3 ou 4 destas 10 dicas já é óptimo! Vamos ter de aprender a re-inventar os nossos hábitos e a re-pensar a nossa forma de trabalhar. Espero ter ajudado um pouco. 

Todos os objectos do moodboard são da minha loja que podem ver neste link. Também fizemos um post no blogue da loja sobre trabalhar em casa. No fundo fala sobre quase tudo o que falo aqui mas pode sempre reforçar as ideias e inspirar-se nos objectos. 
 LojaQuerido.com 

Caso tenha alguma dúvida não hesite em perguntar. 

Ana Antunes,

Thank you for sharing my passion for beautiful homes!

2 comments :

  1. Boa tarde queria decorar o corredor da casa com papel de parede Treillis Lin em tons beje/castanho. Onde posso encontrar e qual o preço? Obrigada

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Ana, Veja se o papel que procura está na nossa loja online em lojaquerido.com ou se não estiver pode enviar-nos um email para mail@lojaquerido.com

      Delete

Comments here:

Blogs do Ano - Nomeado Decoração