Home-Styling | Ana Antunes: Qual é o papel de parede ideal para o quarto das crianças?!...

Thursday, April 30, 2020

Qual é o papel de parede ideal para o quarto das crianças?!...


O Quarto de uma criança é muito mais do que o espaço onde ela dorme, estuda e brinca. É o seu mundo imaginário, e onde se esconde e refugia do mundo que o rodeia, é onde ela é livre para viajar até onde os sonhos a podem levar.  


Tenho recebido muitas mensagens sobre os quartos das crianças e quais os tons ou os papeis de parede que os pais devem escolher. Vou falar de algumas dicas de cores e papeis de parede, neste post, e que são apenas a minha opinião e baseadas na minha experiência como decoradora e como mãe. 

Pode ser que o seu filho tenha uma cor favorita e a tendência dos pais é usá-la... No entanto e antes de o fazer pode ser interessante saber que; o VERDE é calmante e pode neutralizar os pesadelos de uma criança se ela tem tendência para ter pesadelos. Estudos mostram por exemplo que alunos que fizeram testes numa sala AZUL tiveram resultados mais altos. O AMARELO transmite confiança e entusiasmo. O ROSA representa calma e fica ainda mais equilibrado se misturado com cinza. E o VERMELHO representa optimismo e aventura, e fornece ao quarto uma energia quente...  


O meu filho por exemplo desde sempre que gosta de encarnado e assim que teve opinião (que foi cedo demais para o que qualquer mãe deseja, LOL! Filho de decoradora, coitado do miúdo!!), ele quis um quarto encarnado... mas claro que não pintei paredes de encarnado!! Apenas coloquei detalhes em encarnado com nas cadeira da secretária, no candeeiro, nas almofadas da cama e o resto em branco off-white e azul claro... Por isso estas dicas sobre as cores são apenas uma referência. Acima de tudo sou defensora da ideia de fazer os quartos das crianças o mais intemporal possível e em tons suaves. Também sou adepta de colocar o mobiliário neutro e de preferência em branco ou madeira clara e depois apenas fazer um destaque com papel de parede, e que é o apontamento decorativo mais fácil de retirar quando eles crescem, e querem outro tema ou outros tons. O que geralmente acontece entre os 8 e os 10 anos... Excepto o meu filho que já tem 14 e não quer mexer uma prateleira sequer porque diz que tudo no quarto dele tem memórias e não quer que eu substitua nada!!! Vou ter de fazer tipo Querido Mudei a Casa!!! Um dia vai de fim-de-semana para casa de um amigo e volta com um quarto novo!!


O primeiro foi usado num Quarto de uma menina num projecto para o Querido Mudei a Casa e que tinha de ser neutro para poder também ser usado mais tarde pelo irmão bebé, que é outra das razões pelas quais gosto de manter os tons do papel neutro e depois acrescentar a cor nos pequenos elementos. 



As cores usadas no quarto de uma criança podem certamente afectar o que ela pode sentir no espaço. 

E agora já estou a imaginar as mãe a pensar que têm de pintar paredes com estas cores!! Nem por isso. O segredo está, como é obvio, no equilíbrio do uso destes tons nos espaços das crianças. 

Estes são os papeis de parede favoritos e que gosto mais de usar nos quartos dos meus 'pequenos clientes' até aos 10/11 anos... Começo pelos neutros que eu gosto particularmente porque têm o mote do tema mais infantil mas sem a cor que pode ser acrescentada em elementos mais pequenos e decorativos neste caso é nas almofadas, nos tapetes ou nos brinquedos que vamos usar a cor! Depois alguns exemplos dos azuis e dos rosas que são geralmente os mais incontornáveis das escolhas dos pais. 















Mais a pensar nos meninos que gostam de azul...



















 É difícil escolher pois são todos fofos, eu sei!!

Mas há muitos mais... Estes são apenas aqueles que tenho usado ou que gosto mais actualmente. 

Já tive a fase das riscas, agora nem tanto, embora resultem sempre bem, especialmente nos rapazes! 
Agora gosto mais dos painéis ou murais como o das casinhas ou dos animais... 
E neste momento, mais do que nunca precisamos de fazer sonhar as nossas crianças! 
As riscas são muito giras mas não fazem sonhar ninguém...! LOL!

Podem encontrar todos estes papeis de parede à venda na minha loja e deixo o link aqui.

https://lojaquerido.com/pt/292-papel-de-parede-quarto-de-crianca


Ana Antunes,
Thank you for sharing my passion for beautiful homes!

1 comment :

Comments here:

Blogs do Ano - Nomeado Decoração