Thursday, September 15, 2011

Cozinha aberta para a sala - SIM ou NÃO!

Again I want to share a 'thank you all' note, for all the comments that flooded the facebook page of the tv show, my facebook page and blog. However I did have some unfavorable opinions about something I did on the show.

I consider a little more controversial, and in my view, relates to a cultural issue. In Portugal we still have some difficulty in facing this question, KITCHEN OPEN TO LIVING ROOM, YES OR N0!?!

It is obvious that in large villas, farmhouses, manor houses and large family homes, this question does not arise for many reasons. In homes where all the space is precious I advocate this option, and I will explain why.

1. I have lived in this format, and I was totally surrendered, is the only thing I regret is not being able to do it in my current home because I live in a building dated end of the 19th century, where the kitchen is at the opposite end of the house and far from the dinning room.

2. The kitchen should be part of the family picture. Consider to be the most enjoyable and a united family to be together at the end of the day, instead of having the typical scenario, the mother stuck in the kitchen cooking, the father watching TV and no conversation.

3. The kitchen should be a social space. It is the most friendly place to share with guests as they invariably go to the kitchen and the room they are chatting.

4. HOOD IS A GOOD FRIEND OF THIS OPTION. The smell is not an issue that arises when you have a good hood. In fact when you cook fried stuff at home, do not tell me that does not smell throughout the house, because even with the kitchen door closed and window open, it smells like fried everywhere! Solution, do not eat fried food is bad for health!

5. THE KITCHEN IS NOT TO HIDE. It can be more decorated, more integrated into the room decor and more beautiful! It is also a way to be always a tidy kitchen, just have a dishwasher where you can put all the dishes after dinner.

I leave you with some images of various styles but where the option open to living room 'makes perfect sense!

***

Mais uma vez quero partilhar uma nota de agradecimento por todos os comentários que inundaram a página do facebook do programa, a minha página, e o blogue. No entanto gostava de partilhar algumas opiniões menos favoráveis a uma questão que considero um pouco mais polémica, e que a meu ver,  se prende com uma questão cultural. Em Portugal ainda temos alguma dificuldade em encarar esta Questão; COZINHA ABERTA PARA A SALA; SIM OU NÃ0!?!

É óbvio que em grandes vivendas, quintas, casas senhoriais ou grandes casas de família, esta questão não se coloca por variadíssimas razões. Em casas onde todo o espaço é precioso eu defendo esta opção, e passo a explicar porquê.

1. Já vivi nesse formato, e fiquei absolutamente rendida, é a única coisa que lamento não poder fazer na minha casa actual por viver num prédio do final do séc. 19 e a cozinha fica na ponta oposta à das salas.

2. A COZINHA DEVE FAZER PARTE DO CONVÍVIO DA FAMÍLIA. Considero ser a forma mais agradável e unida de uma família estar junta ao final do dia, em vez de ter o cenário típico, da mãe enfiada na cozinha a cozinhar, o pai a ver o telejornal e não há conversa.

3. A COZINHA DEVE SER UM ESPAÇO SOCIAL.  É a forma mais simpática de partilhar o espaço com os convidados pois invariavelmente elas vão para a cozinha e eles ficam na sala a conversar.

4. UM BOM EXAUSTOR É O MELHOR AMIGO DESTA OPÇÃO. Os cheiros é uma questão que não se coloca quando se tem um bom exaustor. Aliás quando se faz fritos em casa, não me digam que não cheira na casa toda, pois mesmo com a porta da cozinha fechada e a janela aberta, cheira a fritos em todo o lado! Solução; não comer fritos que faz mal à saúde!

5. A COZINHA NÃO É PARA ESCONDER. Pois pode ser mais decorada, mais integrada na decoração da sala e mais bonita! Também é uma forma de ter a cozinha sempre arrumada, basta ter máquina de lavar loiça onde se pode colocar toda a loiça a seguir ao jantar.

Deixo-vos com algumas imagens de estilos variados mas onde a opção 'aberta para a sala' faz todo o sentido!

















So what do you think?
Open-plan kitchen& living room or not??
***
Então o que é que acham?

COZINHA ABERTA PARA A SALA; SIM OU NÃ0!?! 

 (Gostava de contar com as vossas opiniões)

Até Amanhã
Ana Antunes

photos via; living etc, Pinterest, house beautiful

33 comments:

  1. Cada vez mais concordo com estas opções, as casas que se "podem pagar" cada vez são mais pequenas, por isso soluções para rentabilizar o espaço são sempre bem vindas.

    ReplyDelete
  2. Adoro!!! Permite uma maior confraternização durante os jantares e tendo em conta que tenho um "Chef" em casa é um projecto a pensar.
    Fico apenas um pouco reticente no que diz respeito aos aromas que podem danificar a decoração. Julgo que a extracção tem que ser bem pensada. Parabéns pelo seu último trabalho no QMC!

    ReplyDelete
  3. Olá Ana,
    Na minha opinião não. Porque mesmo com muita organização, não deixa de ter sempre tachos e panelas em cima do fogão e quando temos convidados não acho que fique muito bonito.Além de que com crianças era um estantinho enquanto estariam sentadas no sofá a comer. No entanto não acho que deva de deixar de ser um espaço social. O importante é cultivar na família a divisão de tarefas. Se enquanto a mãe cozinha o pai ajudar e os meninos (no meu caso são 2 rapazotes de 4 anos) ajudarem a colocar a mesa, não deixamos de ir conversando, brincando e a mamã agradece a ajuda :D.
    No entanto concordo com a sua opinião que, em situações de casas muito pequenas, se faça essa ligação. No caso do projecto do Querido do fim de semana passado, acho que resultou na perfeição.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  4. Sim sem dúvida! Conheço uma casa assim e gosto bastante e até é bastante grande, tinha espaço suficiente para ter uma cozinha fechada mas de facto é muito agradável!! Eu sou fã!

    ReplyDelete
  5. Claramente SIM.
    Durante 17 anos vivi numa casa em que a cozinha tinha copa/sala de estar. O resultado era estarmos sempre todos no mesmo espaço e ninguém utilizar a sala de estar e de jantar.
    Quando se faziam almoços/jantares com amigos era bem saboroso gozar de todos os momentos com eles enquanto se ultimava a refeição. Agora que vivo de novo num apartamento em que a cozinha é mínima e a sala está na zona oposta da casa, sinto falta de um espaço único e amplo. Bem haja pelo blog. Bjs Liliana Silva

    ReplyDelete
  6. SIM, simplesmente pelo facto de actualmente o casal ter pouco tempo disponível para si e para as crianças. Assim conseguem ter uma melhor qualidade de vida. Adorei o último episódio do querido ;)! Parabéns!!!

    ReplyDelete
  7. Olá, Ana!

    Concordo. A cozinha aberta para a sala é cada vez mais uma tendência.
    Já vivi num apartamento com essas características e convivi muito bem com o conceito. Só não era perfeito, porque a kitchenette tinha um arco a delimitar a área.
    De qualquer modo, hoje é a solução ideal, quer para ambientes mais clássicos (fotos 1 e 2) quer mais modernos e, neste caso, se tivesse de escolher um dos exemplos apresentados, teria alguma dificuldade com tantas e excelentes alternativas. Uma certeza tenho: o branco seria o ponto de partida.

    Bem, agora, resta-me desejar um bom trabalho.

    Beijinhos :)

    ReplyDelete
  8. Não consigo gostar de cozinhas abertas para a sala.
    Em casas pequenas talvez seja vantajoso pois o espaço amplo cria a ilusao de casa maior.
    Mas prefiro uma cozinha grande onde caiba uma boa mesa para as refeiçoes diárias.

    ReplyDelete
  9. Open kitchen YES!! There is nothing wrong with it. I have an open kitchen in my flat and I love it. Watched the show last sunday and was wonderful to see how everything came together so beautifully. You are one talented lady!

    ReplyDelete
  10. In the USA, most kitchens are either open to the family room/dining room or right next to the rooms. Most kitchens have a stove hood, so the smell issue is negligible.

    I cannot imagine having the kitchen separated from the rest of the family! It is the room that everyone stays in longest when guests visit- the heart of the home.

    I vote for open plan.

    ReplyDelete
  11. Não sou nada contra e até tenho a cozinha aberta para a sala. A minha casa tinha cozinha separada da sala, e era minúscula, decidimos partir a parede e neste momento não consigo imaginar a cozinha/sala de outra maneira. Quanto aos cheiros, tal como disse, um bom exaustor tem o trabalho de fazer com que não passem para a sala.
    Quanto à decoração, não é difícil fazer com que a decoração de uma conjugue com a outra. É preciso é arriscar ;)

    ReplyDelete
  12. Claro que sim.
    A area social e de convivio de uma casa cada vez é mais importante. Quanto à arrumação e cheiros da cozinha. O ter tudo arrumadinho como dizia a minha avó é fundamental.Conseguir um lugar para arrumar tudo é uma questão executar bem o planeamento. Cheiros???? Quais? Um potente exastor. Parabéns pela ideia.

    ReplyDelete
  13. Claro que sim! Passamos a maior parte do tempo na cozinha e se esta for aberta para a sala vai existir um maior convívio em família, vai existir mais cumplicidade... Adoro esta ideia e depois estas cozinhas que a Ana nos presenteia são um espetáculo, fabulosas mesmo! Adorei!
    Beijinhos Ana

    ReplyDelete
  14. Definitivamente SIM!
    Independentemente da casa ser pequena ou grande, o lógico é estes dois espaços serem um único.
    A vida social da casa desenrola-se na cozinha e na sala e por isso não faz sentido estarem separadas.
    Já vivi numa casa assim e adorei.

    A delimitação dos espaços não necessita de paredes a dividi-los (como tão bem já vimos em muitos projectos da Ana), a decoração tem soluções fantásticas.
    Quanto aos cheiros, hoje em dia isso já não constitui um problema.

    Penso que o maior problema é mesmo cultural...

    Bjs e continuação do excelente trabalho!

    ReplyDelete
  15. Ola Ana.
    Gostaria de perguntar se o candeeiro de pé alto, curvo e preto que está na 6ª fotografia a contar de cima, ainda é uma peça actual ? O meu marido adora mas não encontro em lado nenhum.
    Podia dar.me uma ajuda?!
    Obgda ;)

    ReplyDelete
  16. Tenho andado a equacionar a situação porque: além da minha cozinha e sala não serem ambas muito grandes, ou melhor, é um apartamento e as áreas estão mal aproveitadas, era uma forma de abrir o espaço e aproveitá-lo melhor; quando temos jantares de amigos, acabamos por ficar sempre pela cozinha por causa do convívio, chegamos a estar 8 pessoas num espaço de 4 e não é fácil... Mas como é um projecto que acarretaria demasiados custos neste momento (a parede que teria de vir abaixo, é onde passa a canalização do aquecimento central, portanto teria de abrir numa espécie de arco e passar a canalização também nesse arco; teria de mudar o chão de ambas as divisões, azulejos da cozinha e pinturas na sala), continuarei a adiá-lo.

    ReplyDelete
  17. Olá Ana,

    Fantástico este Post, até porque comprei agora a minha primeira cas e a cozinha é aberta para a sala.
    Como o espaço não é muito grande, gostaria que a Ana me desse umas dicas para as cores a utilizar na cozinha e na sala, para que ambas conjuguem.

    Obrigada

    ReplyDelete
  18. Questão ou não cultural, cozinha totalmente aberta para a sala.. NÃO!

    ReplyDelete
  19. Definitivamente sim. Melhor aproveitamento do espaço. Maior interacção. Maior arrumação.

    ReplyDelete
  20. Sim! Off course. Foi a melhor opção que fiz até hoje, Claro que não frito peixe há três anos em casa, mas tenho que manter a linha. Com filhos pequenos é uma maravilha...estamos sempre de olho neles e nunca me sinto sozinha. Acho no entanto que quando se projecta uma cozinha deste género deve sempre contemplar-se uma solução que possa fechar a cozinha se quisernos...um biombo, portas de correr, ou outro gadget qualquer. Acredite Ana!! Há dias que nem apetece olhar para a cozinha.

    ReplyDelete
  21. Estou a morar nas Suíça e estou a ter pela primeira vez a experiência de uma casa com cozinha e sala com ligação, e devo dizer que, sempre fui muito reticente a esta ideia mas agora estou a adorar! O que acho melhor desta situação é poder estar na cozinha e conseguir observar e brincar mais com as minhas filhas que estão na sala. Em Portugal, as nossas cozinhas são cada vez mais minúsculas, e se formos ver bem, é o sítio onde passamos mais tempo com a família, e a sala a divisão cada vez menos utilizada. Não faz sentido este espaço ser tão fechado.

    ReplyDelete
  22. Actualmente estou a morar nas Suíça e estou a ter pela primeira vez a experiência de uma casa com cozinha e sala com ligação. Devo dizer que, sempre fui muito reticente a esta ideia mas agora estou a adorar! O que acho melhor desta situação é poder estar na cozinha e conseguir observar e brincar mais com as minhas filhas que estão na sala. Em Portugal, as nossas cozinhas são cada vez mais minúsculas, e se formos ver bem, é o sítio onde passamos mais tempo com a família. A sala está a começar a ser a divisão cada vez menos utilizada. Por isso, acho que não faz sentido este espaço ser fechado. Uma das coisas que tinha receio era precisamente dos cheiros, e não tenho tido problemas em relação com esse aspecto.

    ReplyDelete
  23. Eu adoro!

    Infelizmente, na casa actual, não tive coragem de ir além do passa-pratos, que já trouxe uma diferença enorme!!! Convívio, utilidade, estética (fiz uma parede de ardósia na cozinha para a imagem que se via da sala ser bem gira!)
    Publiquei um post sobre isto no meu blog que continua a ser o mais o lido:
    http://decasaedocoracao.blogspot.com/2011/06/passa-pratos-pass-trough-from-kitchen.html

    é uma alternativa para quem não pode partir a parede toda...

    ReplyDelete
  24. Filipa Casquilho BatistaSeptember 15, 2011 at 8:32 PM

    Há casos e casos...

    O ideal é ter uma cozinha que comporte uma zona de refeições, ou uma zona de refeições na sala que facilmente se integre na cozinha ex: parede móvel entre cozinha sala, que comunique através deste espaço. Nesta segunda hipótese, a sala de jantar estará sempre onde mais necessitarmos.

    ReplyDelete
  25. Eu penso que esta é uma questão bastante controversa!
    Na realidade eu gostaria de ter essa oportunidade pois ainda não perdi a esperança de ter um grande grupo de amigos ou família a fazer grandes patuscadas, cada um a cozinhar o que de melhor sabe, na cozinha todos ao mesmo tempo!! Claro que numa situação destas o ideal era ter a cozinha aberta para a sala e tornar o espaço amplo, util e funcional. Por outro lado, como alguém disse, por muita organização que se tenha, há sempre aqueles dias em que não dá para mais e nessas situações em que nem a maquina da loiça nos resolve o problema, tb não é bonito olhar para a cozinha :(!!
    Acho que fica bonito em muitas situações (a opção criada na casa da candidata foi optima para aproveitar o espaço) mas muito mais espetacular fica se pudermos escolher se a queremos ter à mostra ou não!! Há sempre a solução das portas de correr, paineis amoviveis, e acredito que muitas mais opções que nos permitem maior flexibilidade na exposição da cozinha!

    ReplyDelete
  26. A minha opinião é completamente SIM!
    Aqui em casa, não temos portas da sala para a cozinha, o que divide é apenas uma parde, ou seja acaba por impedir o convívio, mas pelo menos consigo ouvir as conversas... não me sinto tão sozinha.

    ReplyDelete
  27. 100% de acordo.

    Pode ter-se um espaço de refeições contíguo à cozinha com conforto e bem decorado. Moro num T4 em que todas as divisões têm as áreas mínimas ou seja, por aqui tudo é pequeno,uma das soluções que arranjei para aumentar a funcionalidade dos espaços foi precisamente criar uma abertura entre a cozinha e a salinha de refeições. Decorei os espaços de forma acolhedora e a não sentir que estou sempre na cozinha e é aqui que passo os dias,a mesa serve de secretária de trabalho e aqui tenho serões prolongados a seguir a jantar com amigos raramente depois de um jantar saltamos para a sala. Quanto aos cheiros, fritos não faço. Quanto aos tachos e panelas e a loiça suja que alguns referiram nos comentários, é tudo uma questão de organização. Apesar de viver numa casa pequena e modesta não gosto de ter na mesa tachos nem panelas por isso quer no dia a dia quer quando recebo, depois de cozinhar coloco as refeições em taças ou em travessas que levo à mesa colocando de imediato a loiça suja na máquina e deixando a bancada da cozinha limpa e arrumada de forma a que o espaço fique livre de tralhas sujas e pronto a receber a loiça da refeição.

    ReplyDelete
  28. Concordo perfeitamente. A minha casa é assim e não estou arrependida.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  29. Já vivi num mini apartamento em que a cozinha estava na sala...a experiência foi traumatizante: Cheiros + Falta de espaço = Quase loucura! Contudo sou a favor de uma reorganização conceptual das casas. Estas já não tem que ser como no tempo das nossas avós, onde as rotinas diarias eram bastante diferentes das actuais. Porque não pensar num espaço de refeiçoes e convívio familiar, onde se insere a "cozinha", um espaço de refeições e até uma zona para os miúdos e uma outra zona distinta, que gostamos de manter como nas revistas, pequenina, acolhedora e sem zona de refeições?!

    ReplyDelete
  30. O problema dos portugueses é que estão sempre a pensar no que os outros acham, em vez de pensarem no que querem! Por isso é que este tema é cultural, e trata-se contudo da casa, o maior investimento duma família e mesmo assim, os portugueses regem-se pela opinião doutrém, muitas vezes!
    Comprei um T3 velho e já acabei de remodelar, a casa metia medo! Quando comprámos acharam que podíamos ter feito melhor compra, quando expliquei que queria demolir a parede que separa a sala da cozinha e respectiva despensa, acharam que éramos doidos. :)
    Com a reestruturação que fiz, ganhei uma cozinha ampla, com muito espaço de arrumação devido ao mobiliário escolhido, a sala está maior e a luz predomina.
    Não concebo a ideia de estar sozinha na cozinha, às vezes ter uma TV pequena como companhia e uma pequena zona de refeições que acaba (por ser mais prático) por ser a zona de refeições permamente... e a zona de jantar na sala usada só para visitas. A casa é minha, sai-me do trabalho todos os meses, eu quero uma casa pra mim não para as visitas! Assim come-se sempre na sala, todas as refeições, e só há uma TV. Tudo se usa e não há desperdício, nem de mobiliário. Se a cozinha estiver desarrumada, paciência, se ma quiserem arrumar, eu agradeço. :)
    nota: todas as opiniões contra que tive, agora acham que está espectacular!!!

    ReplyDelete
  31. Concordo Plenamente! Muito Obrigado! :)

    ReplyDelete
  32. I'm extremely impressed together with your writing skills as
    smartly as with the structure for your blog. Is that this a paid subject or did you modify it your self?
    Either way keep up the excellent high quality writing,
    it's uncommon to look a great weblog like this one today..


    Here is my web page :: cheap seeds

    ReplyDelete

Comments here:

Blogging tips