Here's another one of our old prejudices and common decoration in Portugal; PAINT old furniture! And when I say that I do not mean old classic and antique type furniture classified nineteenth century, I say old furniture from Grandma's house! In my Homestyling meetings I hear it every time. "Paint the furniture?! Ah, but it's such a good solid wood" ... But it will not fail to be good, I say. It will still be good and more beautiful... and the wood will not get damaged... it will just be different and lighter looking... Well my clients trust me and I'm lucky on that but it's not an easy task... Now look at the pictures I have gathered, I confess that it took a while to find the right images for this post, and tell me what you think.
***
Aqui está mais um dos nossos velhos e comuns preconceitos na decoração em Portugal; PINTAR Móveis antigos!! E quando digo antigos não quero dizer antiguidades clássicas e classificadas tipo móveis séc XIX, digo mesmo móveis velhos da casa da avó!! Nas consultas de Homestyling que faço todas as semanas acabo sempre por ouvir; "Pintar o móvel?!? Ah, mas ele é tão bom?!... de madeira maciça e boa... "... Mas ele não vai deixar de ser bom... vai é passar a ficar mais bonito... e a madeira não vai ficar estragada... vai ficar é diferente e mais leve... A minha sorte é que as minhas clientes confiam em mim mas não é tarefa fácil...
Agora, vejam as imagens que reuni de fontes diferentes (confesso que isto demorou algum tempo), e digam-me o que acham disto.
neste caso foi usado um cinza claro mate que resulta lindamente!! |
aposto que já viram uma destas cómodas em casa da avó ou de uma tia... |
o contraste do móvel pintado resulta lindamente com o quadro antigo, não acham? |
em espaços pequenos como este, pintar o móvel de branco foi a solução mais acertada! |
O toupeira ficou lindo neste louceiro e o toque do papel no fundo um verdadeiro charme!! Já agora reparem na porta e na côr da parede. |
outro estigma aqui representado - a mistura do móvel branco com os de madeira. |
como podem ver estas cadeiras em madeira e a mesa branca não se zangam, pelo contrário até se dão bem!! |
I think I'll throw a little DIY challenge here ...
1. Take these ideas and paint some piece of furniture in your home.
2. Send me the before and after pictures to my email until the 15th of October.
3. I'll post the pictures here and we will vote on the best transformation.
4. The best one will win a Homestyling Box, online!
I can not wait to see the results!!
***
Acho que vou lançar aqui um desafio...
1. Peguem nestas ideias e toca a reciclar um móvel lá de casa.
2. Mandem-me fotos do antes e depois para o meu e.mail até dia 15 de Outubro.
3. As fotos serão publicadas no meu blogue e todos faremos uma votação da melhor.
3. A melhor transformação ganha uma Homestyling Box,
uma consulta de homestyling online!!
Mal posso esperar
Até Amanhã!
Ana Antunes
sim sim sim!!! Quem me dera ter uma mobília dos meus avos para poder personalizar ao meu gosto!!!
ReplyDeletePara um caranguejo não há nada melhor como conjugar modernidade com história!! Mas é difícil de implementar....
Bem, que desafio!...
ReplyDeleteConfesso que tento vencer alguns destes preconceitos, mas não estou a conseguir... estou mesmo sem ideias para renovar os móveis que já tenho para a minha casa nova!
Vou ver como é que vou conseguir participar, pois preciso mesmo de uma ajudinha em forma de caixa ;)
Ana, Adorei a ideia!
Susana Arnaud
Sou uma adepta do clube dos móveis pintados!
ReplyDeleteO pior mesmo é convencer a minha mãe de que o louceiro, que ela tem em casa, ficaria divino em branco ou num outro tom claro...E as fotos que seleccionou têm exemplos fantásticos, sobretudo quando se mistura madeira clara e escura.
Eu acho uma ótima idéia pintar os móveis antigos. Torna os móveis elegantes como no shabby chic.. um ar descontraido mas pensado! Muito melhor do que comprar um móvel novo todo moderno e perder os "toques" que os móveis antigos têm.
ReplyDeleteAmo as decorações que faz e o grande coração que tem! Neste momento estamos a pintar a mobília do quarto da nossa bebé (17 meses). Não é uma mobília muito antiga, mas está a ficar linda, toda de branquinho!
ReplyDeleteObrigada por todas a sugestões fantásticas que dão!
um beijinho grande
Oh, Ana!
ReplyDeleteIsso é uma proposta desonesta! Já estou a pensar qual a vítima lá de casa que vai levar um belo branco decapé...:)
Tinha um excelente DYI para me candidatar mas, para além de já estar feito, como sempre, esqueci-me das fotos do ANTES! Falha recorrente...
E, claro, voto SIM, mas...
... confesso, há peças e peças, e não consigo pensar da mesma maneira para todas elas...gosto de tocar na madeira da mesma forma que já foi tocada e usada durante décadas...
Não podia concordar mais! Mas nem sempre é fácil convencer alguém a pintar um móvel "tão bom e de madeira maciça"...
ReplyDeleteE gosto de ver a madeira escura misturada com peças brancas!
Gosto muito de móveis antigos, mas muitas vezes são escuros e escurecem os ambientes. Sou totalmente a favor de pintar, clarear, patinar, dar uma nova vida a eles. Resultado: o ambiente fica muito mais leve e dinâmico. Bjs
ReplyDeletesissy-atelier.blogspot.com
Definitivamente SIM! A prova de que sou muito apologista deste tipo de "makeover" é que tratei de submeter um louceiro e um par de mesas de cabeceira ao processo! Vou ser uma das participantes no desafio! ;)
ReplyDeleteAdeptíssima de pintar movéis velhos (e não só). Cá em casa tenho-me fartado de o fazer e adoro o resultado final, bem como a mistura do móvel pintado com o móvel de madeira natural. É claro que é sempre uma luta com os restantes membros da família,: " ai que estragas o móvel, é de madeira boa(lá está!...) e vai ficar estragado;ai que vai parecer um hospital, mimimi. A verdade é que não ligo e depois é vê-los a apreciar: "até que ficou giro". Enfim, homens!
ReplyDeleteClaro que sim!
ReplyDeleteSou apologista de que para melhor muda-se sempre e eu adoro reciclagens.
Tenho um cadeeiro antigo de pé alto em madeira para dar um novo look e ando desejosa de arranjar tempo para o fazer.
De que interessa ter mobiliário que não corresponde ao nosso gosto, quando podemos muda-lo tão simplesmente com pouco de imaginação e personalidade?
Sim, sem dúvida! Adoro a reciclagem de móveis antigos, há ideias fantásticas que resultam mt bem e que em conjunto c peças mais modernas ajudam á composição daquilo que eu considero o meu ambiente de eleição quando se trata de decoração.
ReplyDeletePintar móveis antigos, SIM é uma lufada de ar fresco na decoração de uma casa. Além de ficarem com aspecto renovado, tiram o aspecto pesado de épocas anteriores e terminam com o cheiro de antiguidade...
ReplyDeleteJá adoptei essa ideia desde que começou a reciclar móveis no QMC e aproveitei detalhes dos seus projectos. Entretanto "herdamos" alguns móveis da minha avó e estamos a recuperá-los.
Vamos terminar esta semana o sideboard da sala de jantar especialmente para o seu passatempo. Obrigada pelas suas ideias!!!
Sim e aconselho!!!Comecei a fazê-lo em várias peças, a partir de algumas ideias da querida Ana Antunes no QMC há já cerca de 1 ano. O resultado das peças renovadas recompensa desde que tenha sido feito com calma, com os produtos adequados ao material que pretende recuperar e ao efeito final que deseja. Por muito que se leia sobre o assunto o conselho do técnico da loja especializada de tinta é essencial e faz toda a diferença no acabamento da peça.
ReplyDeleteEu sou suspeita... aqui em casa quase todas as divisões têm uma peça (senão todas, como o meu quarto)em que a mobília era escura, algumas bem estragadas das avós das amigas (a minha avó não me dá nada!). Eu sou da opinião de que um móvel antigo nunca perde a classe, mas a cor escura não me diz nada por isso pinto tudo de branco. Gosto muito do clássico/contemporâneo, vou aproveitar a dica e deixar algumas fotos.
ReplyDeleteBeijinhos
Assim não vale! Tenho algumas dezenas de móveis que foram sendo pintados, alguns com mais de 50 anos, mas não tenho fotos do antes...é preciso azar :(
ReplyDeleteBeijinho
Carina Pinto
Móveis antigos há muitos, vontade da mãe para me deixar pintar é que não há! De qualquer maneira espero que este desafio seja uma motivação para quem pode pintá-los! Sem dúvida que ficam com uma nova vida, adoro!!
ReplyDeleteE nada a ver.. hoje vi-a numa loja no chiado, gira e cheia de estilo como sempre!
Eu tb estou no Clube das que já pintaram e não têm fotos do antes. Eu tenho moveis que eram escuros e agora estão todos branquinhos. E alguns já têm mais de 50 anos e vieram dos Açores. Coisas de familia. Pena não poder participar. Beijinhos.
ReplyDeleteYes!
ReplyDeleteMas tal qual como diz: excluindo antiguidades e peças especiais!
Vou ver se ainda há alguma coisa que se possa pintar :)
Completamente a favor! Já fiz várias reciclagens destas. E adorei o desafio! Tou ansiosa para ver no que vai dar! :)
ReplyDeletekiss
LR
White Glam
Claro que não podia deixar de comentar... Adoro móveis pintados e já transformei algumas peças. Até hoje não me arrependi de ter pintado nenhuma delas, mas confesso que tenho um conjunto de mesa de jantar e louceiro em madeira maciça que me deixa na dúvida: e se me arrependo? E se corre mal?
ReplyDeleteVou participar também, adorei este desafio ;)
Absolutamente!
ReplyDeleteQuem me dera ter um móvel "velho" !!! Vou tentar arranjar um!! ;))
ReplyDeleteAdoro a ideia!
ReplyDeleteMas depende sempre do móvel, há aqueles que já são da família e não consigo tocar-hes.
Ando a remodelar a minha banca de cabeceira de criança, mas preciso de puxadores. Giros. E não os encontro.
Anyway vou tentar participar**
Por acaso tenho aqui um armário da minha avó a olhar para mim e era uma excelente ideia! Mas não consigo fazê-lo sózinha. vou ver o que consigo, nem tanto pelo passatempo mas pq realmente ficava mto melhor :)
ReplyDeleteAna, mandei um email dia 19 e aguardo resposta, please.....
Aqui encontrei resposta para as minhas dúvidas!Apesar de os meus móveis não serem demasiado pesados ,gostava de pintar só alguns mas tinha receio de que não resultasse.Afinal a mistura de móveis escuros com móveis claros fica um encanto ,pelo que vi nas fotos.O problema é encontrar quem faça esse trabalho...na zona onde moro.
ReplyDeleteObrigada Ana e parabéns pelas ideias que nos dá.